Últimas Notícias

Presidente do IRM participa da Semana de Engenharia e Arquitetura da SEAERJ

Nesta terça-feira (10/12), Bernardo Santoro, Presidente do Instituto Rio Metrópole (IRM) palestrou na Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (SEAERJ) sobre o papel do Instituto na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ).

Em sua palestra, Bernardo apresentou o conceito de constituição federativa e sua intenção de incentivar a colaboração mútua entre os municípios da RMRJ. A união desses municípios é de extrema importância para a execução do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado (PEDUI) que propõe ações de resolução para os conflitos de interesses comuns, como a mobilidade, urbanização, saneamento e outros.

“Entre as nossas intenções está a superação de conflitos entre municípios adjacentes para superação do bem comum” – Disse o Presidente do IRM.

A principal contribuição do Instituto para o desenvolvimento metropolitano está no PEDUI. O Plano foi elaborado pelo Consórcio Quanta e Lerner para diagnosticar os problemas da RMRJ e oferecer soluções concretas. O produto final foi entregue após 3 anos de planejamento, teve mais de 5 mil pessoas envolvidas, 100 reuniões e workshops nos municípios da RMRJ e também contou com a participação da Sociedade Civil organizada.

Também participaram do evento a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras (SEINFRA), Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP), Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA), Fundação Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Instituto Científico e Tecnológico de Defesa Civil (ICTDEC), Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM) e Companhia Estadual de Habitação (CEHAB).

Anterior Próximo
up