Últimas Notícias

Conselho Consultivo elege seu Presidente e representantes da Sociedade Civil para Conselho Deliberativo

Vinte e dois municípios integram o grupo responsável por pensar políticas públicas para a região

Nesta quarta-feira (23/10), foram eleitos o presidente e o vice do Conselho Consultivo da Câmara Metropolitana do Rio de Janeiro: Juarez Fialho, secretário de Estado das Cidades, e Marcio Garcia. Além disso, durante a reunião, no Palácio Guanabara, os três representantes da Sociedade Civil também foram eleitos - Hélio Cabral, Dalle Anne Schimid e Yedda Assunção representam, respectivamente, o setor empresarial, os órgãos de classe, academia e ONGs e os demais segmentos sociais não contemplados nos demais itens.

- Agradeço a todos que atenderam este chamado do Estado e integram o Conselho Consultivo da Câmara Metropolitana. Temos três temas muito importantes que serão debatidos em conjunto, que são o saneamento, a mobilidade urbana e a urbanização. Vejo que estamos avançando nesta questão e, a partir de agora, haverá muito trabalho para o grupo porque o Governo do Estado enviará projetos para serem objetos de estudo da Câmara Metropolitana – disse o governador Wilson Witzel.

Com 47 membros, o Conselho Consultivo é composto por representantes de diversos segmentos - poder legislativo, poder executivo, setor industrial, setor comercial, concessionárias, entre outros, de acordo com o previsto pela Lei 184/2018. O presidente do Conselho Consultivo participará das reuniões do Conselho Deliberativo, com direito a voz, mas sem direito a voto. Já os representantes da sociedade civil terão lugar no Conselho de Deliberativo, desta forma possuirão o poder de voto e participarão das deliberações junto ao Governador e os 22 prefeitos do município da Região Metropolitana RJ.

Vinte e dois municípios fazem parte da Câmara Metropolitana - Rio de Janeiro, Belford Roxo, Cachoeiras de Macacu, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Queimados, Rio Bonito, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá.

Anterior Próximo